20 de abril de 2008

TESTE: VOCÊ É UM DELEUZIANO?


Casal, numa intervenção coletiva nômade, exibe peças produzidas em workhop

Responder Sim ou Não:


1. Você faz parte de algum coletivo híbrido, de resistência, observa o arquivamento do eu presente na arte contemporânea e já participou de alguma intervenção num lugar de passagem?
2. Compreende que as poéticas digitais são laboratórios vivos da arte mas que só é possível produzir algo novo a partir de diálogos intersignos com os concretistas Décio Pignatari, Augusto e Haroldo de Campos?
3. Faz pelo menos uma dessas atividades da cena mídia-arte: vídeo-performance + fotografia + instalação; vídeo-dança; gambiarra + design; grafismos em estencil; apropriação e reinvenção?
4. Considera-se um artista muito mais do processo que do produto?
5. Já gravou um vídeo experimental em pelo menos um desses espaços: hangar; aeroporto; container de navio; terminal de ônibus; estação de trem; centro da cidade; e depois exibiu a obra em um desses espaços e discutiu a narrativa temporal do vídeo com as 3 pessoas que sobreviveram a sua exibição?
6. Em cinema, já assistiu, num domingo à noite, algum desses filmes de Dziga Vertov: Cine-olho, Um homem com uma câmera e Entusiasmo?
7. Rejeita a espetacularização do consumo do mundo fashion, por isso prefere usar roupas de algodão, camisetas ativistas, sandálias e bolsas customizadas em workshops nômades?
8. Conjuga os seguintes verbos: re-organizar, re-conhecer, re-inventar; re-inserir, re-significar?
9. Você crê na lógica do copyleft, nega a privatização das idéias, e exercita a apropriação criativa dos saberes, especialmente em suas tarefas acadêmicas, enfim, é adepto do MDP – modo deleuzeano de produção?
10. Já pensou em quebrar as paredes que envolvem as janelas da sua casa?

PONTUAÇÃO:
Sim= 10 pontos; Não=0 ponto.

AVALIAÇÃO
10-30 PONTOS
Você não é deleuziano. Para fortalecer sua posição sugerimos a leitura das obras de Spinoza, Leibniz, Hume, Kant, Nietzsche, Bergson. Rejeite as interpretações, vá direto aos autores.

40-60 PONTOS
Você está a meio caminho de se tornar um deles. Procure urgentemente um analista de orientação freudiana ortodoxa. Nada de esquizoanalistas.

70-100 Pontos
Você é um deleuzeano afetado, caso irrecuperável.

6 comentários:

Anônimo disse...

gente, fique passada com o teste, ri bastante também. esse blog é curioso, tem muitas palavras que precisei ir no dicionário e a maioria não encontrei o significado.

Anônimo disse...

encontrei 1 erro aqui. o corréto é "arquivamento de si" e não "arquivamento do eu" como vocês colocaram, isso explica que vocês só conhecem superficialmente as teorias de Deleuze, não devendo portanto fazer essas críticas já que não conhecem.

Zara disse...

caro anônimo, vejo que você como fiel deleuzeano, adora um anonimato.
primeiro, não existe produndidade nos escritos de deleuze. ou seja, no sentido não deleuziano, a obra deleuziana é menor. raza, sem sustabilidade científica. segundo, ele mesmo sugere os passos que seus adoradores seguem: um bricoleur do conhecimento científico. e finalmente, indo a sua correção - arquivamento do si - ou do eu, do tu, do lhe - tanto faz, é um truque do mesmo jeito. uma invenção para a palavra memória. sobre esse tema da memória, sugiro a leitura de algo mais denso:  Michel de Certeau, L’invention du quotidien. 1. Arts de faire, Paris, Gallimard. (a dica vai em francês mesmo pois não tenho a tradução brasileira)
abraços
Zara

Anônimo disse...

Deve ser arquivamento do self hahaha. Beijo, anônimo!

Anônimo disse...

também encontrei um erro aqui, anônimo.

o correto é "correto" e não "corréto", como vc. postou.

talvez vc. não conheça bem o português, não?

besteira, menino (a), eu erro um monte também!

Zara disse...

cara Cida, não sei se na tua rua ou condomínio habita algum deleuziano. observe, o teste indica algumas de suas características. observe, mas não se aproxime muito, pois esse deleuzes way of life é como um vírus, contamina e as vezes fatal.
abraço
Zara